Users do OCD Holding são padronizados nas redes sociais

Um dos elementos essenciais na identificação da marca com o público é o username – ou simplesmente user – das redes sociais. Pensando nisso, a 612 Comunicação tomou uma medida em relação aos users das mídias sociais do OCD Holding, site de notícias sobre ônibus do Rio de Janeiro. Todas as mídias sociais da marca passaram a ter um só user, de modo a identificar o site em todas as mídias.

Até a noite do dia 18 de agosto, os users das mídias sociais do site estavam despadronizados; o Instagram era @ocdholding_oficial; o Facebook, @ocdholdingoficial (sem o underline) e o Twitter, @siteocdholding. Apesar da marca aparecer em todos eles, a despadronização causa uma sensação de desarmonia. De falta de unidade da marca. Então, o que fizemos?

Banner de mídia social do OCD Holding, em que se lê "Todos os caminhos levam ao OCD em todas as mídias" e abaixo, o user @siteocdholding ao lado dos ícones do Instagram, Facebook e Twitter, tendo no rodapé o logotipo do OCD Holding. Fim da descrição.

Dos três modelos de user, só um sobreviveria, e foi o do Twitter: a partir daí, todas as mídias sociais do OCD Holding passaram a atender pelo username @siteocdholding, eliminando as variações em cada rede social. O Instagram e o Facebook passam, desse modo, a ter o mesmo user do Twitter.

Desse modo, facilitamos a identificação da marca pelos atuais e futuros seguidores. As mídias estão no site, e o site está nas mídias. Os usuários das mídias sociais do OCD Holding recebem em primeira mão os conteúdos publicados no site, na já consagrada estratégia de distribuição de conteúdo desenvolvida na 612 Comunicação.

O OCD Holding no Instagram está próximo de 900 seguidores, se firmando gradualmente no ciclo de influência do segmento. O investimento segue constante para que a marca firme-se entre as referências. Mais investimentos e novidades estão vindo por aí.

Unificar os users, só quando é possível

A medida de unificação dos usernames é recomendada para todas as mídias. Mas isso nem sempre é possível no Twitter, por conta da limitação do tamanho do nome de usuário em 15 caracteres.

O Ônibus Paraibanos, por exemplo, adota @onibuspb no Twitter. Enquanto Josivandro Avelar adota @josivandro. Isso porque esses nomes possuem 16 caracteres juntos, extrapolando o limite imposto pelo Twitter em uma letra. Os nomes foram mantidos diferentes nas mídias para garantia de direitos das marcas.

Com o OCD Holding, não há problema, já que o nome siteocdholding possui 14 caracteres. Então vale relembrar: o Instagram, o Facebook e o Twitter do OCD Holding atendem pelo mesmo username: @siteocdholding.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.