Não foi só a 612 que mudou o seu azul; o Facebook também

Quando a 612 Comunicação mudou o seu tom de azul para um mais leve, a intenção da mudança foi tornar justamente a comunicação da marca mais suave e menos carregada para os olhos. Quando apliquei a mudança, não poderia imaginar que Mark Zuckerberg adivinhou os meus pensamentos.

Sim: o Facebook está mudando a sua marca. E tal como esta humilde agência do bairro do Rangel, também mudou o seu tom de azul de escuro para claro. O nosso azul centáurea tem inspiração na cor do papel dos bonecos-símbolo da agência, bem como na Kombi Azul Dove – pelo menos foi o que eu contei sobre a mudança visual do Blog Josivandro Avelar, que aliás tô até devendo contar a mudança aqui no #site612.

Já a inspiração de Zuckerberg, vai saber… Mas ele é do meio da mídia e sabe das coisas. Dá só uma olhada – o nosso azul pelo menos é mais suave.

Não é azul centáurea, mas a lógica é a mesma.

Talvez você tenha reparado que o F do Facebook mudou só um pouquinho. Mas já vai se acostumando; será desse jeito. Nem levou tanto tempo para nos acostumarmos aos novos tons do Instagram, por exemplo, mas hoje você lembra que aquela camerazinha já ficou no passado. E nada mais lógico que o ícone ser arredondado – Zuck já vinha fazendo isso em seus aplicativos, com os avatares redondos.

Bem, a interface do Facebook que você já conhece vai mudar também. Isso deve acontecer gradualmente, mas o visual deve ficar desse jeito – há previsão de modo noturno.

Nem o Workplace – versão corporativa do Facebook – vai escapar:

As diretrizes de marca atualizadas já estão disponíveis. A partir do próximo trabalho com uso de ícone, já vamos aplicar a marca atualizada – os primeiros clientes a receberem essa aplicação serão seis de cartões digitais.

A 612 evoluiu – vocês até perceberam isso! E agora acompanha a evolução das mídias sociais. Na Internet, o que hoje é novo logo envelhece, nem faz muito tempo que a tipografia do Facebook havia mudado.

Agora é aguardar as mudanças no Facebook e saber se isso vai ter reflexos na criação, por exemplo na metragem das capas. Mudanças assim deixam equipes de criação em polvorosa, para adaptar as capas dos clientes. Já sobrevivi a tantas mudanças, essa tiro de letra.

Estejam prontos para o novo Facebook. Uma mídia que segue tendo a sua importância para as marcas, apesar dela ter perdido um pouco disso, até mesmo para ferramentas que o próprio Facebook controla, como o Instagram e o WhatsApp.

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