Para uma melhor experiência de leitura, ajustamos os botões

Você deve ter notado nos sites construídos pela 612 Comunicação que os botões de compartilhamento foram alterados. Agora eles passam a ficar abaixo dos textos dos posts, tão e somente. O que uma medida tão simples, um ajuste tão básico, pode contribuir para a melhoria da leitura dos textos? Você vai entender melhor a seguir.

Percebemos que nas mídias sociais dos clientes muitos leitores nem abriam o link das matérias, indagavam o site de algum assunto cuja resposta estava no próprio post – o que comprova que quem pergunta não leu a matéria. A gente sempre ressalta que a manchete não é o post completo, e que mais informações devem ser consultadas na própria matéria, em respeito a quem pesquisa e a quem escreve.

O BuzzFeed Brasil até já fez um post bem lúdico sobre os “leitores de manchete”. Leia e perceba o que a gente passa.

Então, entenderam melhor? Percebendo isso, a gente resolveu fazer um pequeno ajuste nos nossos sites e nos sites dos parceiros que, se não resolve esse problema dos “leitores de manchete”, ajuda o leitor que quer se aprofundar a só interagir com o site depois de ler. É aí que entra o lance dos botões.

E porque os botões? Simples: é um modo de interação, e entendemos que quem compartilhou por eles, leu o texto. Vamos entender a sacada?

O ajuste

É um ajuste bem simples, e que não precisou de muita coisa para ser implementado a não ser só isso: ajustes. Apenas reposicionamos os botões e só disponibilizamos onde realmente interessa colocar.

Essa foi uma alteração pontual e importante na linguagem de leitura dos posts dos nossos blogs e sites – e que também pode ser visto aqui no #site612. Os botões passam a ficar abaixo dos posts, e aparecendo somente neles, deixando de aparecer por exemplo na página inicial e nas páginas de categoria.

O objetivo da alteração é proporcionar ao leitor uma experiência de leitura mais limpa. Indo mais além, propomos que ele só tenha acesso as ferramentas depois de ter lido o texto, pois é isso que se sugere quando se posiciona os botões abaixo de cada texto.

As mudanças são válidas em todos os sites, para todas as telas, com adaptações para cada uma. Além disso, os botões ficaram um pouquinho menores e mais proporcionais as telas, sendo retangulares em telas maiores e quadrados em telas menores. Também acabaram os botões fixos no rodapé das versões mobile.

Desse modo, é possível proporcionar aos leitores dos nossos blogs e sites uma melhor experiência de leitura, estimulando o leitor a se aprofundar no texto, antes de emitir qualquer feedback nas redes sociais.

Se você gostou deste texto, compartilhe! Os botões agora estão aqui embaixo.

Compartilhe este post