IFTTT: canivete suíço digital na distribuição de conteúdo

Não existem limites para nossa vontade de espalhar o conteúdo da nossa network. E por isso, a gente segue investindo, pesquisando… Até que numa dessas pesquisas chegamos ao IFTTT. E o que é o IFTTT? É um verdadeiro canivete suíço digital, que mostrou que pode fazer verdadeiros milagres na distribuição de conteúdo de nossos sites. A ferramenta fez muito mais do que já fazemos de costume. O IFTTT se comprovou eficiente em seus primeiros testes, e por isso aprovamos a ferramenta no primeiro teste.

Com o IFTTT, podemos fazer muitas coisas. Muitas mesmo. Muito mais, aliás, do que já fazemos com as ferramentas que temos. Mas como sempre queremos mais, consideramos. E vamos compartilhar um pouco dos resultados para os leitores. Entenda melhor como essa solução foi uma verdadeira mão na roda.

Print de celular exibindo o aplicativo do IFTTT e seus applets. Fim da descrição.
O IFTTT tem diferentes applets para integrar o WordPress ao que você quiser. Usamos só o que precisamos.

A solução foi testada e aprovada para três sites da network 612. Nelas aplicamos inicialmente as soluções abaixo listadas as quais não havíamos encontrado similares nas ferramentas nativas e convencionais. Essa é a ideia que nos fez considerar e aplicar a ferramenta. As primeiras medidas tomadas foram estas:

  • Gerar bitlinks (links encurtados);
  • Postar fotos do Instagram no Twitter e no Pinterest;
  • Gerar links do YouTube no Facebook e Pinterest;
  • Postar RSS de uma página no Pinterest de outra;
  • Alimentação de canais no Telegram.
Entenda como é

O IFTTT torna conexões até então impossíveis possíveis, e é isso que iremos provar neste exemplo. Aqui vamos utilizar um post do parceiro Ônibus Paraibanos. Sendo um site que trabalha muito com imagens, é natural que queiramos distribuir em vários locais. Algumas mídias sociais, como o Pinterest, usam a imagem como foco. A gente entende que existe uma demanda muito grande nesse sentido. E queríamos assim distribuir também para lá.

Diante das necessidades que identificamos, resolvemos então fazer algumas ligações no IFTTT. E temos abaixo um exemplo de post que o IFTTT tornou viável. Para o Ônibus Paraibanos, podemos postar as fotos do Instagram no Twitter. Isso não é possível nativamente. Então, conectamos as duas contas e temos este resultado:

Abaixo, o post original no Instagram. O post no Twitter vai ao ar pelo menos entre 20 e 30 minutos depois. Repare que no post do Twitter, existe o link direto para a imagem no Instagram. Assim, permitimos que o usuário de uma mídia a confira em outra.

Os posts não chegam imediatamente nas demais mídias. Elas chegam com um retardo entre 15 e 30 minutos, mas chegam. O retardo é esperado e de certo modo, os posts já chegam com bom potencial. O propósito é integrar as mídias, permitindo cruzamento de números. Uma pessoa que segue o Ônibus Paraibanos no Twitter pode não estar seguindo no Instagram. Assim, ela fica sabendo pelo próprio Twitter, por exemplo.

Existem várias outras applets implantadas para este parceiro. Outras são implantadas conforme a necessidade de distribuição. Esta imagem ainda foi distribuída para o Pinterest e para o Telegram. E há como distribuir por outros meios. Tudo depende de estudos e necessidades individuais de cada um.

Infinitas possibilidades

O IFTTT ainda tem muitas outras aplicações que aos poucos vão sendo implantadas ao longo do tempo e com estudos. Afinal, a gente vai estudando as necessidades de cada site. Desse modo, podemos aumentar ainda mais a capacidade de distribuição dos conteúdos dos nossos parceiros, o que reflete em aumento de receitas e visibilidade. Uma via de mão dupla onde todos ganham, agência e parceiros.

E tudo isso somado com um maior engajamento que as publicações trazem. Pois nada disso que fazemos faz sentido sem engajamento. Todas as mídias sociais dos nossos parceiros possuem métricas monitoradas pela agência. Os resultados tem sido excelentes até aqui e a ferramenta foi aprovada pela agência. Assim, a utilizamos para os demais clientes, em contas separadas. Cada qual tem uma necessidade específica. Desse modo, permitimos soluções personalizadas para cada um.

Quando se precisa atender múltiplas necessidades, usa-se um canivete suíço. Isso economiza nosso tempo. E esse tempo pode ser melhor empregado em novas estratégias para permitir assim uma melhor otimização de nossas mídias. Mídias essas que são melhor trabalhadas tanto de forma individual quanto de forma integrada. E quanto maiores os números, melhores são os resultados.

Começamos a implantação pelas necessidades mais facilmente identificadas. E conforme a gente conhece melhor a ferramenta, vai ampliando a distribuição. Seguimos investindo em conteúdo e distribuição para continuar entregando resultados e informação para os nossos leitores e seguidores. Esta é a nossa missão, pois é nisso que acreditamos. E ainda podemos fazer muito mais.

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