Sites da network 612 ganham recursos de acessibilidade

Com a produção cada vez maior de informação e a necessidade de atender a cada vez mais públicos, agora em tempos de isolamento social, mais pessoas em casa, e principalmente, uma maior garantia de autonomia e inclusão, a 612 Comunicação não poderia se furtar de sua obrigação social, ainda mais quando pensamos, convivemos, abrigamos a diversidade, as diferenças. Os cinco sites desenvolvidos por ela, que a partir de aqui são definidos como network 612, passam a contar com recursos de acessibilidade.

Apenas 0,74% dos sites brasileiros possuem algum tipo de acessibilidade mínima, de acordo com um levantamento realizado pela plataforma de dados BigDataCorp, em parceria com o Movimento Web para Todos. O dado de abril de 2020, em agosto de 2019 foi de 0,61%, um crescimento ainda tímido, mas que mostra que ainda há um longo caminho para tornar a web realmente acessível.

E assim, também pensando que atitudes como essas podem ser espalhadas e precisam ser multiplicadas, é que compartilhamos também as ferramentas utilizadas nos nossos sites para a garantia da acessibilidade. Os links dos plugins estão no final da matéria.

Este é um esforço contínuo realizado para adaptar os sites a todas as condições dos leitores, estando assim em conformidade com as leis internacionais e a Lei Brasileira de Inclusão (Lei Nº 13.146/2015).

“Art. 63. É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.”

Trecho da Lei Brasileira de Inclusão sobre sites da Internet

Recursos implementados nos sites

Alguns recursos de acessibilidade já estavam embutidos no editor do site, como textos alternativos em imagens. Esse recurso é lido pelos leitores de texto. E de certo modo facilita e muito a descrição das imagens em uma das ferramentas implementadas a seguir. Mas precisávamos de mais recursos.

Sabemos que estamos no começo e podemos ampliar a acessibilidade dos sites. Para isso, estamos em constante estudo e pesquisa para implementar novos recursos assim que disponíveis. Neste momento, implantamos dois recursos, que já abrangem uma considerável quantidade de pessoas com deficiência.

Foram implementadas duas ferramentas de acessibilidade em cada canto dos sites. A primeira é o UserWay. O botão de acessibilidade permite ao leitor ler esta página da maneira que melhor se adapta as suas condições, utilizando uma ou combinando mais funções. O UserWay e é uma ferramenta gratuita e de alto nível usada por sites de grandes empresas e também de governos.

Além dos recursos visuais, implementamos um assistente de código aberto chamado VLibras. O aplicativo é o resultado de uma parceria entre o Ministério da Economia (ME), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

widget está em vários sites públicos, como os do Governo da Paraíba e os sites do Governo Federal. E pode ser implementado em qualquer site. Permite que o deficiente auditivo selecione qualquer parágrafo do texto – ou o texto todo – que é traduzido por um assistente virtual para a Linguagem Brasileira de Sinais.

No Blog Josivandro Avelar você confere mais detalhes sobre a funcionalidade das ferramentas, tudo bem detalhado para que você entenda melhor a finalidade de cada ferramenta. O blog é um dos cinco sites da network 612 que recebeu as ferramentas de acessibilidade.

Declaração de Acessibilidade

Os sites passarão a contar nos menus e nos widgets da UserWay com declarações de acessibilidade – veja aqui a do blog.

São cinco sites a mais dentro do ainda pequeno número de sites adaptados para pessoas com deficiências – e ainda vem aí um sexto site. É um exercício de inclusão e de cidadania num momento em que o consumo de Internet aumenta em momentos como esse em que estamos mais em casa, e é preciso se fazer entender para todos os públicos.

Implementar os recursos de acessibilidade nos sites não é um bicho de sete cabeças. Foi um trabalho ágil, onde em um dia testei, em um dia implantei, e a isso também se inclui o próprio layout. Atender e entender os públicos é um exercício constante de empatia, entendendo as dificuldades que as pessoas enfrentam. Afinal, é não pensar apenas em mim. É solucionar para facilitar a vida.


Sites desenvolvidos pela 612 Comunicação que receberam os recursos de acessibilidade

Em breve: Viaje Mais Online – o site está em desenvolvimento e em breve receberá os recursos, assim que finalizado.

Plugins instalados para acessibilidade nos sites

Deixo aqui os links dos plugins WordPress que utilizei para implantar os recursos de acessibilidade nos sites da network 612, assim facilitando a vida do pessoal que gostaria de implantar os recursos em seus sites, e não sabia onde encontrar.

Compartilhe este post