Web stories: mudando a maneira como contamos as nossas histórias

Os sites desenvolvidos pela 612 Comunicação passaram por uma verdadeira revolução desde o fim do ano passado com a implantação das web stories, histórias visuais que lembram as stories do Instagram ou do Facebook, que diferente destas redes sociais, podem ficar no ar indefinidamente. Como são entregues no Google Discover, ferramenta existente em qualquer celular com Android, alcançam uma alta audiência.

As web stories são uma evolução do modelo AMP do Google e são uma iniciativa desta. A ideia é ir além das palavras, contando histórias e levando conteúdo da mesma maneira que estamos acostumados nas redes sociais, em um mundo onde as pessoas cada vez mais consomem informação e em alta velocidade.

O objetivo é exatamente esse, embora o suporte tenha sido implantado em setembro do ano passado em formato beta, lançado em outubro. Agora com um trabalho em larga escala, melhoramos sensivelmente os resultados dos nossos sites, como o Ônibus Paraibanos, e principalmente, o Blog Josivandro Avelar, que desde dezembro acompanha uma alta considerável em suas estatísticas.

É claro que um recurso como esse é acompanhado de planejamento e construção de conteúdos que repercutem e que sejam melhor compreendidos pelas pessoas. E elas entendem o recado. Vivemos em um mundo onde queremos consumir rapidamente e entender melhor ao mesmo tempo.

E para isso, a gente trabalha com narrativas visuais.

Narrativas visuais

As web stories são um modo de contar storytellings visuais e ir além da dinâmica comum de contar histórias nos sites, com imagens, links, fontes estilizadas, que podem ser vistas não apenas nos sites, mas também no Google Discover. É essa entrega que está ajudando nos números dos sites; muita gente descobre as nossas histórias deste modo, como você vê nas imagens abaixo.

O modelo, que já é empregado por sites de grandes veículos de comunicação, foi implantado em setembro no Blog Josivandro Avelar, como bem disse, em formato beta e lançado junto com os demais veículos no mês seguinte. Desde então os números só crescem.

Este recurso está presente no Blog Josivandro Avelar e no Ônibus Paraibanos, e assim levamos mais de 35 histórias ao ar, e crescendo. E não sei se vocês sabem, mas esse suporte já estava aqui no #site612. Só faltou usar, porque queríamos contar uma história incrível! E aqui está a nossa primeira web story do planeta, falando exatamente sobre… Web stories. Dá uma conferida.

Somos conteúdo, blog, redação. E estamos aqui para continuar construindo histórias incríveis, não importa qual o caminho e de que maneira seja. E seguimos contando histórias, construindo novas casas para essas histórias, para isso mesmo; correrem o planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.