Primeiro beta da versão 5.2 do WordPress já está disponível

O WordPress não pára e está no desenvolvimento da versão 5.2 do CMS. O primeiro beta já está disponível e já pode ser testado em ambientes de desenvolvimento (clique aqui para baixar). A nova versão será lançada para todos no dia 30 de abril.

E quem for atualizar para a nova versão já está avisado – e detalharemos melhor em um próximo post – de que a versão mínima exigida do PHP – a linguagem de programação usada pelo WordPress – para rodar a nova versão da plataforma será acima de 5.6.

Esta nova versão contará com o Site Health Check, um projeto em andamento que visa melhorar a estabilidade e o desempenho de todo o ecossistema do WordPress. Pela primeira vez, o WordPress irá capturar e pausar o código do problema, para que se possa fazer login no painel administrativo e identificar melhor o problema, em vez de entrar via FTP para verificar arquivos ou contatar o host.

O WordPress ainda disponibilizou melhorias no editor de blocos, que recebeu melhorias significativas de desempenho desde o WordPress 5.1, reduzindo em 35% o tempo de carregamento para posts massivos, e reduzindo o tempo de pressionamento de tecla pela metade.

Serão adicionadas melhorias na acessibilidade, com suporte as configurações de movimento reduzido dos navegadores. Ainda segundo o Blog do WordPress:

O post URL slug tem melhor rotulação e texto de ajuda. O estilo de foco para navegar pelo teclado através de pontos de referência é mais claro e consistente. Há uma variedade de novas mensagens de fala e as mensagens existentes foram ajustadas para um comportamento mais útil do leitor de tela.

Blog do WordPress.org

Foram adicionados vários novos blocos:

  • Um bloco RSS
  • Um bloco de incorporação Amazon Kindle
  • Um bloco de pesquisa
  • Um bloco de calendário
  • Um bloco de nuvem de tags

Será disponibilizada uma nova ferramenta de gerenciamento de blocos para ativar e desativá-los, de modo a facilitar a vida dos editores.

Outra novidade do WordPress não será necessariamente no CMS, mas também no app dos celulares, que seguirá o modelo de edição por blocos. Este recurso também pode ser testado via aplicativo beta.

Veja uma demonstração:

Novidades para os desenvolvedores:

  • Plugins agora podem especificar a versão mínima do PHP que eles suportam, para que você possa modernizar com segurança suas práticas de desenvolvimento sem correr o risco de quebrar os sites de seus usuários. ( # 40934 )
  • Nós adicionamos a sodium_compatbiblioteca, que fornece compatibilidade com versões anteriores para a biblioteca de criptografia baseada em sódio adicionada no PHP 7.2 . ( # 45806 )
  • Há uma nova versão do Dashicons, a fonte do ícone do WordPress Dashboard. Existem 25 novos ícones para você usar! ( # 41074 )
  • Agora você pode passar um rótulo para get_search_form(), melhorando a acessibilidade. ( # 42057 )

A 612 Comunicação continua acompanhando e testando as versões futuras do WordPress, de modo a oferecer uma experiência melhor para os seus clientes.

Solicite uma proposta de orçamento de site agora mesmo com a gente! Entre em contato através da nossa página aqui no #site612.

Novidade! Conheça nosso portfólio de sites.

Compartilhe este post