Facebook Instant Articles: páginas mais rápidas e retorno para seu site

Logo no primeiro mês em que o Facebook disponibilizou o Instant Articles para todos os editores, eu fui um dos primeiros – praticamente o primeiro do estado da Paraíba – a implantar o recurso nos meus dois blogs. É um recurso que fez a diferença para minhas páginas e que é importante para qualquer outra. Acredito que pouca gente nas redondezas ainda não saiba a importância disso. Essa é uma das coisas que nós gostaríamos de comentar neste artigo para o Site 612.

Os sites construídos pela 612 Comunicação já vem com o recurso implementado em suas plataformas, que devem estar conectadas à suas páginas do Facebook para funcionarem. Veja alguns exemplos de aplicabilidade do recurso na galeria abaixo:

O recurso Instant Articles funciona no aplicativo do Facebook nos sistemas operacionais Android e iOS. Permite que o Facebook entregue o conteúdo do seu site em um formato rápido, flexível e personalizado, ainda que o modelo de post seja padrão da rede social. Assim, em vez do seu artigo no site abrir em questão de minutos em circunstâncias normais, o Instant Articles abre em um segundo. É só clicar e está lá a sua matéria, o seu post, o seu conteúdo. Independente da conexão de Internet que você tenha no seu celular, o conteúdo é entregue em questão de instantes.

Tem site baseado em WordPress.org? Você pode ter os Instant Articles

Se você tem um site baseado na plataforma WordPress.org (não confunda com o .com), você pode implementar esse recurso no seu site. Basta ter, além do site, um plugin para implantação do recurso instalado nele, e é claro, uma fanpage no Facebook. Vamos a um passo a passo de como eu implementei o recurso:

1- Logado no Facebook, acesse este link: https://www.facebook.com/instant_articles/signup

Nele estarão na parte de baixo a(s) sua(s) fanpage(s). Marque na fanpage onde você quer implementar o recurso, e depois marque a caixa de Termos de Serviço para liberar o botão verde, onde você vai clicar depois de marcada a caixa.

2- Após habilitar a sua fanpage, abre-se uma tela de configurações.

Você precisa ter no mínimo 3 posts no seu site para que o Facebook analise o seu conteúdo para que esteja apto as regras do Instant Articles.

Aceite os termos de uso dos Instant Articles para liberar o botão verde.

3- Copie a tag <meta> abaixo e cole abaixo da tag <head> do site. Peraí, onde está mesmo?

Está no arquivo do cabeçalho do seu tema (footer.php). Vá para Aparência > Temas > Editar e procure por footer.php. Lá está a tag <head> e você deve colar esse código embaixo dele.

4- Após isso, reinvidique a URL – o endereço – do seu site.

5- Habilite o RSS.

Você deve colar no feed RSS de produção a URL do seu site seguida de /feed/instant_articles (www.nomedoseusite.com/feed/instant_articles). Você pode fazer o mesmo no feed RSS de desenvolvimento, mas não é obrigado.

6- Após isso, crie um design para os Instant Articles do seu site.

Crie um logotipo transparente no tamanho 690 x 132 e faça o upload. Depois é só escolher as cores e fontes e pronto.

Você ainda pode criar outros designs para seus artigos, seguindo as mesmas regras. Para a fanpage da 612 Comunicação, embora use o azul, posso usar outros 3 esquemas:

7- Há outras opções facultativas, mas que podem ajudar e muito.

São a de habilitar curtidas, compartilhamentos e comentários em cada mídia do post, e a de habilitar ainda um widget de curtidas para sua fanpage, bem como de inscrições por e-mail. Você pode usar as opções que melhor podem ser empregadas.

8- Submeta os artigos para análise.

A análise do Facebook leva em média de 3 a 5 dias úteis e serve para verificar se os seus artigos estão dentro das diretrizes do Instant Articles. Estando tudo bem, tá liberado e seus artigos já podem ser publicados no formato.

Habilitando o plugin

Os oito sites que a 612 Comunicação construiu até aqui utilizam o plugin oficial do WordPress e do Facebook para Instant Articles.

Pois bem, é nele que vamos configurar o resto:

1- Inclua a ID da sua fanpage.

Se não sabe qual é, lembra da tag <head>? Então, é só pegar aqueles números que vem no final e colar. O Facebook já até facilita passando a ID, abaixo da caixa onde está a tag.

2- Inclua um rodapé.

De preferência, o que você costuma usar no rodapé do site, de copyright.

3- Caso queira, você pode implementar um código de acompanhamento do Google Analytics.

Não é obrigatório, mas se você tiver, vale a pena. É para que contem as visitas, que conte como tráfego.

Após a configuração, os artigos que você produziu no site já são enviados para o Facebook para análise, e aprovados, para publicação.

Em “artigos em produção” ficam os artigos que vão ao ar na sua fanpage.

Já em “artigos em desenvolvimento” ficam os artigos que você pode testar recursos e formatação, sem que para isso você o faça nos que já foram publicados.

Dicas e recursos

Você pode adicionar uma unidade de chamada para ação, que é um modo de fazer com que os leitores interajam com o seu site ou sua página.

Você pode determinar se quer criar uma unidade de cadastro em boletim informativo por e-mail, ou se quer obter mais curtidas na sua fanpage.

Criada a unidade de chamada para ação, siga os passos determinados.

 

Esses dados podem ser monitorados, com a unidade já ativa. Clique em “Visualizar” acima de “Informações” para visualizar as métricas.

Os sites da 612 Comunicação baseados em WordPress possuem o plugin Instant Articles for WP pré-instalado. E se você também gostaria de implementar os Instant Articles em seu site, siga as dicas ou se tiver dúvidas, procure a 612 Comunicação, que também tem planos para sites e mídias sociais.

Facebook Instant Articles: páginas mais rápidas e retorno para seu site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo