#escola612 – Como usar o Gutenberg, o novo editor de texto do WordPress – Aula 3

Na aula anterior, aprendemos como são os atalhos de escrita do Gutenberg. Agora, vamos ensinar como postar imagens no novo editor de imagens do WordPress.

Antes, confira aqui o conteúdo das duas últimas aulas, caso você as tenha perdido:

Aula 1
Aula 2

Como dito, o editor está disponível para testes, através de um plugin que pode ser obtido neste link. Vale lembrar que ele só pode ser adicionado em sites de teste.

Pronto, viu as aulas? Seguiu a dica? Então vamos para a próxima.

Modos de se incluir imagens

Há 3 modos de se incluir imagens: a tradicional, a imagem destacada (que é essa que fica acima do post) e galeria de imagens.

E há dois modos para se abrir esses blocos. O primeiro é clicando em + na parte de cima:

E a outra é abaixo dos blocos, no que você clica abaixo do mesmo:

Postando uma imagem

O procedimento de post de imagens é como qualquer outro. Para este e os demais blocos de imagem, vai se abrir uma tela como essa, onde estarão duas opções: “Upload”, para adicionar uma imagem do seu computador, e “Add from Media Library” (Adicionar da Biblioteca de Mídia), onde você seleciona uma imagem que já está na Biblioteca de Mídia do site.

Ao apertar o botão de “upload”, abre-se a caixa de diálogo e você seleciona a imagem.

 

A imagem sobe de imediato.

As bolinhas nas pontas da imagem servem para redimensionar a imagem, ou seja, para o caso de você aumentar ou diminuir, o que aliás você consegue com mais facilidade.

Repare que acima da imagem, aparece uma caixa de diálogo, por meio da qual você pode alinhar a imagem (esquerda, centro e direita), editar ou substituir a imagem ou adicionar um link para o qual você quer direcionar o leitor quando este clicar na imagem.

Na parte de baixo da imagem, você encontra um espaço para adicionar uma legenda, caso queira.

Repare também que acima da legenda você pode selecionar se quer que ela seja vista em negrito, itálico ou tachado. Você ainda pode adicionar um link na legenda caso deseje.

Ao clicar na imagem, você encontrará no lado direito do editor uma caixa de opções avançadas. Nela você pode adicionar um texto alternativo e selecionar o tamanho da imagem (thumbnail, medium, medium large, large e full). Há uma opção de incluir CSS adicional.

Então é isso, essa foi a aula de hoje. A de inclusão básica de imagens nos posts e páginas dos blogs e sites WordPress. Na próxima aula vamos levar a inclusão de imagens nos posts para outro nível. E essa você não pode perder.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *