O WordPress não pára e está no desenvolvimento da versão 5.2 do CMS. O primeiro beta já está disponível e já pode ser testado em ambientes de desenvolvimento (clique aqui para baixar). A nova versão será lançada para todos no dia 30 de abril.
E quem for atualizar para a nova versão já está avisado – e detalharemos melhor em um próximo post – de que a versão mínima exigida do PHP – a linguagem de programação usada pelo WordPress – para rodar a nova versão da plataforma será acima de 5.6.
Esta nova versão contará com o Site Health Check, um projeto em andamento que visa melhorar a estabilidade e o desempenho de todo o ecossistema do WordPress. Pela primeira vez, o WordPress irá capturar e pausar o código do problema, para que se possa fazer login no painel administrativo e identificar melhor o problema, em vez de entrar via FTP para verificar arquivos ou contatar o host.
O WordPress ainda disponibilizou melhorias no editor de blocos, que recebeu melhorias significativas de desempenho desde o WordPress 5.1, reduzindo em 35% o tempo de carregamento para posts massivos, e reduzindo o tempo de pressionamento de tecla pela metade.
Serão adicionadas melhorias na acessibilidade, com suporte as configurações de movimento reduzido dos navegadores. Ainda segundo o Blog do WordPress:
O post URL slug tem melhor rotulação e texto de ajuda. O estilo de foco para navegar pelo teclado através de pontos de referência é mais claro e consistente. Há uma variedade de novas mensagens de fala e as mensagens existentes foram ajustadas para um comportamento mais útil do leitor de tela.
Blog do WordPress.org
Foram adicionados vários novos blocos:
- Um bloco RSS
- Um bloco de incorporação Amazon Kindle
- Um bloco de pesquisa
- Um bloco de calendário
- Um bloco de nuvem de tags
Será disponibilizada uma nova ferramenta de gerenciamento de blocos para ativar e desativá-los, de modo a facilitar a vida dos editores.
Outra novidade do WordPress não será necessariamente no CMS, mas também no app dos celulares, que seguirá o modelo de edição por blocos. Este recurso também pode ser testado via aplicativo beta.
Veja uma demonstração:
Novidades para os desenvolvedores:
- Plugins agora podem especificar a versão mínima do PHP que eles suportam, para que você possa modernizar com segurança suas práticas de desenvolvimento sem correr o risco de quebrar os sites de seus usuários. ( # 40934 )
- Nós adicionamos a
sodium_compat
biblioteca, que fornece compatibilidade com versões anteriores para a biblioteca de criptografia baseada em sódio adicionada no PHP 7.2 . ( # 45806 ) - Há uma nova versão do Dashicons, a fonte do ícone do WordPress Dashboard. Existem 25 novos ícones para você usar! ( # 41074 )
- Agora você pode passar um rótulo para
get_search_form()
, melhorando a acessibilidade. ( # 42057 )
A 612 Comunicação continua acompanhando e testando as versões futuras do WordPress, de modo a oferecer uma experiência melhor para os seus clientes.
Solicite uma proposta de orçamento de site agora mesmo com a gente! Entre em contato através da nossa página aqui no #site612.
Novidade! Conheça nosso portfólio de sites.