Release Candidate do WordPress 5.0 está disponível; data de lançamento foi adiada

Desde o último dia 23 de novembro, está disponível o release candidate – a versão candidata – do WordPress 5.0. No entanto, o lançamento da nova versão da plataforma, que seria no dia 27, foi adiado para uma data ainda não divulgada.

A versão release candidate pode ser testada com o plugin WordPress Beta Tester ou pode ser baixada diretamente neste link, porém cabe lembrar que é ideal que ela seja testada em um ambiente de testes, não sendo recomendada para os sites regulares por conta de instabilidades que possam surgir.

A nova versão 5.0 do WordPress trará mudanças significativas e que podem ser testadas no release candidate, como o novo editor de texto Gutenberg e o novo tema padrão Twenty Nineteen.

Aliás, a recepção ao Gutenberg é a grande expectativa para essa nova versão, visto que nem todos os usuários que testaram o novo editor – que no momento está sendo oferecido como um plugin – têm sido bem receptivos ao novo modelo. Quanto a isso, o WordPress esclareceu em seu blog oficial:

O editor de blocos está sendo usado em mais de um milhão de sites e nós acreditamos que ele está pronto para ser usado em todos os sites WordPress. Mesmo assim, entendemos que alguns sites talvez precisem de mais tempo. Se é o seu caso, instale o plugin Editor Clássico e você vai continuar usando o editor de posts clássico quando atualizar seu site para o WordPress 5.0.

Outras mudanças significativas no WordPress

Além do próprio Gutenberg e do novo tema padrão, outras mudanças também foram feitas para esta nova versão. O blog oficial do WordPress divulgou as seguintes mudanças menores:

  • Todos os temas padrão anteriores, do Twenty Ten (2010) até o Twenty Seventeen (2017), foram atualizados para dar suporte ao editor de blocos.
  • Você pode melhorar a acessibilidade do conteúdo que você escreve, agora que rótulos ARIA simples podem ser salvos em posts e páginas.
  • O WordPress 5.0 tem oficialmente suporte para versão 7.3 do PHP: se você está usando uma versão anterior, recomendamos que você atualize o PHP do seu site.
  • Desenvolvedores agora podem adicionar strings traduzíveis diretamente em seus códigos JavaScript, usando os novos pacotes de idioma JavaScript.

A data de lançamento, que seria no dia 27 de novembro, foi adiada, a pedido de desenvolvedores, que entenderam a necessidade de se analisar e acompanhar essas mudanças por mais tempo. É possível que o lançamento do WordPress 5.0 fique para janeiro de 2019.

A 612 Comunicação continua acompanhando e testando as versões futuras do WordPress, de modo a oferecer uma experiência melhor para os seus clientes.

Solicite uma proposta de orçamento de site agora mesmo com a gente! Entre em contato através da nossa página aqui no #site612.

Release Candidate do WordPress 5.0 está disponível; data de lançamento foi adiada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo