O WordPress 5.0 está entre nós

Este post no #site612 é o primeiro escrito sobre Gutenberg, o novo editor de texto do WordPress. Apesar de já saber como é, queremos entender melhor como é justamente escrever sobre o WordPress 5.0 desse modo. Uma coisa dá para tranquilizar: de início assusta, mas logo os editores se acostumam.

https://youtu.be/72xdCU__XCk

Acabamos de atualizar o #site612 para a nova versão, e logo mais todos os demais sites desenvolvidos pela agência receberão a nova versão da plataforma. No mais, confira as novidades do WordPress 5.0 “Bebo” – referência ao pioneiro músico de jazz cubano Bebo Valdés. Cabe lembrar que os nomes das versões do WordPress sempre remeteram a músicos de jazz.

Vai se acostumando, que é desse jeito

Como esperado, a mudança mais drástica dessa nova versão do WordPress 5.0 é a do editor. Você a princípio não vai notar, mas tudo o que você vê é construído em blocos; cada parágrafo desse texto é um.

E estes são alguns dos blocos que você pode utilizar. Esses são os mais básicos; novos vão ser adicionados com o decorrer do tempo, e eles ainda podem variar conforme os temas e plugins que você usa.

A melhor parte é que esses blocos podem ser reutilizados. E ainda podemos reposicionar imagens e parágrafos sem precisar retirar a imagem ou fazer backspace.

Você agora não precisa ficar salvando os textos toda vez que edita, eles são autosalvos. Ainda assim, há um link de salvar rascunho ao lado do botão de previsão.

Novo tema padrão

Todos os anos, o WordPress desenvolve um tema padrão, que é aquele que é sempre o primeiro tema que aparece quando um site “nasce”. Um exemplo é o Twenty Sixteen, que é o padrão dos blogs Josivandro Avelar, que agradou tanto que é o atual tema dos mesmos – e que é a base de um tema filho, Luneta.

Apresentamos para vocês Twenty Nineteen, o novo tema padrão do WordPress!

Como por lógico, ele está completamente adaptado ao Gutenberg, foi construído justamente para se adaptar a ele. Se por um acaso você gostou do tema e quer usar no seu blog, ele vai ser emulado no Gutenberg; o que você escrever será da maneira que o leitor vai ler.

Além disso, o novo tema utiliza fontes do sistema para aumentar a velocidade de carregamento dos sites. Foi construído para trabalhar em vários usos, como blogs e sites de fotos, por exemplo.

E se eu quiser permanecer no editor clássico?

Você pode. Tanto que tem um plugin que permite que você alterne os editores. Porém saiba que tal editor só terá suporte até 2021.

O plugin Classic Editor restaura o editor WordPress anterior e a tela Edit Post. permitindo que você continue usando plug-ins que o estendem, adicionam metaboxes de estilo antigo ou dependem do editor anterior.

O WordPress recomenda para os usuários de tecnologia assistencial, que se estes tiverem problemas de usabilidade com o editor de blocos, que continuem usando o Editor Clássico.

612 Comunicação preparou o cliente

Em abril, postamos aqui no #site612 quatro aulas que ensinavam os leitores como usar o novo editor de texto do WordPress. Para conferir, é só clicar em cada aula abaixo:

Aula 1
Aula 2
Aula 3
Aula 4

Atualizamos os leitores sobre os betas e release candidates do WordPress nos últimos dias. Agora mostramos como foi o lançamento. Informamos o cliente 612 sobre o que esperar da nova versão do WordPress.

Além de desenvolvermos o nosso próprio site, desenvolvemos ainda:

Blog Josivandro Avelar
All types & Fotoartes
Ônibus Paraibanos
OCD Holding
Larus Engenharia

Além do layout do site do Bessa Beach Hotel.

A 612 Comunicação continua acompanhando e testando as versões futuras do WordPress, de modo a oferecer uma experiência melhor para os seus clientes.

Solicite uma proposta de orçamento para construção ou alimentação de conteúdo de site agora mesmo com a gente! Entre em contato através da nossa página aqui no #site612.

Com informações do Blog do WordPress.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *