O WordPress 4.8 vem aí. O que vai mudar na plataforma de sites mais popular do mundo?

A Internet é repleta de milhões e milhões de sites. Sites de todos os tipos, formatos, e principalmente plataformas. O que te permite escrever, gerenciar, enfim, o que te permite manter o site da maneira que você quer. É isso que chamamos de Content Management System (CMS), ou em bom português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdos.

O mais popular e amigável sistema de gerenciamento de conteúdo do mundo é o WordPress. E você já acessou um site construído sob WordPress pelo menos uma vez perdida por dia. E é o que você está fazendo agora lendo esse site. A plataforma possui 59% do mercado e está em 27,5% de toda a web.

A plataforma em localhost que costumo usar para testar as novidades do WordPress. E sim, o lorem ipsum são trechos do Pequeno Príncipe.

CMS é um software. Ele não está instalado no seu computador, mas está instalado num servidor de hospedagem, que distribui o conteúdo pro mundo. E como todo software, ele passa por atualizações periódicas, e é o caso do WordPress. A ferramenta é um software livre, que tem colaborações de várias partes do mundo, e distribuída gratuitamente.

A atual versão do WordPress é a 4.7.5, e nessa semana ela dará lugar a 4.8. Quem quiser testar antes em um site de testes ou localhost, pode baixar a versão Release Candidate 2 – ou o plugin WordPress Beta Tester – e ver as novidades que vi aqui e estou contando para você. Porque depois de ler, você certamente vai ficar curioso para ver né?

A versão 4.8 do WordPress deve sair no dia 8 de junho, e diferente de atualizações de segurança como essa do 4.7.5, a atualização é manual. Você deve ir para Painel > Atualizações e atualizar o software. Porém quando uma versão de atualização é lançada como será a do 4.8, um botão vai ficar lá para você atualizar do painel de administração mesmo.

O site da 612 e os que ela dá suporte serão atualizados. Segue a relação dos sites que foram construídos pela 612 e devem ser atualizados:

Principais mudanças do WordPress 4.8

Widget de texto

Eu costumo usar o widget de texto para incorporar códigos de imagem. Só ver essa barra lateral do Ônibus Paraibanos, por exemplo. O que queria era criar links clicáveis dos logotipos dos parceiros, e no tamanho que gostaria. Só que o widget de texto era simples demais: a caixa e mais nada.

O novo widget de texto do WordPress 4.8. Antes uma caixa vazia, agora tem botões.

No WordPress 4.8 o widget de texto muda: a caixa passa a ter uma estrutura semelhante a da caixa de posts, com elementos simples, é claro, mas que fazem a diferença: os botões de Negrito e Itálico (Black and Italic), as estruturas de lista e inserir link.

E o espaço HTML conta com esses recursos também.

Colar HTML já não é mais problema. Ficou mais fácil.

E eu posso incorporar uma imagem sem códigos!

Porque antes não podia. Só podia da maneira que fazia acima, e agora quem não tem a menor prática com HTML pode fazer isso facilmente com o widget de imagens.

Widget de vídeo

Se você deseja incorporar um vídeo na barra lateral do seu site, seja ele hospedado no seu site ou no YouTube, Vimeo, Dailymotion ou qualquer outro serviço de hospedagem de vídeo que você use, o widget de vídeo tá aí pra isso.

Funciona do mesmo modo que o widget de imagem.

Para você que quer postar um vídeo na barra lateral do seu site ou blog…

Widget de áudio

Você que tem uma banda, é cantor, ou não canta e tem podcast? Tem widget de áudio para você postar os seus podcasts ou músicas na barra lateral. É ótimo para mostrar qual é o seu novo trabalho.

Quer mostrar sua música de trabalho? Um podcast? No WordPress 4.8 você pode!

Listas de reprodução

Você também pode criar listas de reprodução de áudio e vídeo nos posts. Bacana também, no caso de áudios, para quem tem um site de música ou é músico, por exemplo.

Você pode criar listas de reprodução de áudio e vídeo nos posts.

Mudança na barra de notícias no painel

Essa é a primeira mudança que quem logar no site vai ver, ao ter acesso ao painel. A barra de notícias, aquela que informa sobre as versões do WordPress e outras notícias do software, passou por mudanças. Ele também vai informar sobre os eventos do WordPress mais próximos de onde você mora, com base na sua localização, a qual também pode ser editada manualmente.

A barra de notícias do WordPress que aparece no painel administrativo mudou. E se adapta ao local onde você está para informar os eventos do WordPress mais próximos de você.

Internet Explorer, foi bom enquanto durou…

O WordPress 4.8 não terá mais suporte as versões 8, 9 e 10 do Internet Explorer. Essas versões deixaram de receber suporte da Microsoft em janeiro de 2016, o que os torna vulneráveis em termos de segurança, o que pode refletir também no próprio site. A decisão foi tomada pelos colaboradores do WordPress diante da queda no número de pessoas que acessam a Internet por esses navegadores, bem como no aumento do volume de acessos por dispositivos móveis.

A 612 Comunicação está atenta a tudo que envolve nosso planeta, nosso universo da comunicação. E estamos constantemente nos atualizando para poder oferecer a você o nosso melhor, para que você sempre tenha os mais avançados serviços à sua disposição. Conte com a 612 também para fazer o seu site, o gerenciamento de suas mídias, e garanta sua presença na Internet!


Com informações de WP Beginner e WordPress Brasil

Essas fotos eu tirei para mostrar um pouco das novidades do WordPress no Instagram Stories no início da madrugada de quinta para sexta-feira. A plataforma beta está instalada localmente no meu computador.

Compartilhe este post