Promoção de posts: impulsionando o seu negócio no Facebook e no Instagram

Propaganda é a alma do negócio, e em rede social, alcançar o máximo de público é fundamental. O Facebook e o Instagram dispõem de ferramentas de promoção de posts, por meio dos quais os donos de fanpages e perfis comerciais podem pagar uma quantia para ter o alcance de público maximizado por um determinado período de tempo. Se você administra uma fanpage no Facebook ou perfil comercial no Instagram, este post é para você. Siga os passos abaixo para cada rede social e impulsione o seu negócio.

Promovendo no Instagram

Regra básica: possuir um perfil comercial. Se você quer tornar o seu perfil comercial, vá para os três pontinhos (ou roda dentada) das configurações, e selecione “Alternar para o perfil comercial”. O perfil comercial precisa estar vinculado a sua fanpage no Facebook.

Agora que você tem um perfil comercial, siga os passos a seguir para criar a sua promoção:

1- Escolha no perfil comercial a imagem que você quer promover. Clique na imagem, e abaixo dela, clique em “Promover”.

2- Selecione o tipo de interação que você quer do seu público. São duas opções: “Visite o seu site” e “Visitar ou ligar para o seu negócio”.

Em “Visite o seu site”, você configura um site ou uma página de um site. Em “Visitar ou ligar para o seu negócio”, você configura um número de telefone ou o endereço do seu negócio.

3- Determine o botão de ação. São dadas algumas opções e você deve selecionar a que melhor se adequa a aquilo que você quer promover.

4- Determine o público-alvo que você quer atingir.

Se você quer que o Instagram escolha o público-alvo por você, mantenha em “Automático”. Mas se você quer cuidar disso, vá em “Crie o seu”. E se abre essa tela:

Determine um nome para esse público-alvo, além da localização e interesses (o que o público procura e no que ele se interessa para chegar até você), além de idade e sexo. Esses dados ficarão salvos para novas promoções que você fizer, portanto, não se preocupe, isso já tá salvo, você não vai precisar fazer novamente, a menos que você queira atingir outro tipo de público com outro tipo de anúncio.

5- Determine quanto você quer pagar e por quanto tempo o anúncio será exibido.

Com base nos dados de localização e público de interesse, o Instagram estima o alcance de sua promoção.  O mínimo que você pode pagar é R$ 1,00 por 1 dia, porém você pode pagar um pouco mais para atingir mais público e anunciar por mais dias, contanto que o orçamento mínimo diário seja acima de 1 real.

6- Confira os dados; prévia da promoção, botão de ação, público, orçamento total e duração.

7- Após conferir os dados, clique em “Adicionar uma forma de pagamento”. Inscreva um cartão de crédito, de débito ou conta no PayPal. Aí pronto, depois de pago, o anúncio começa a circular pelo tempo que você determinou.

Promovendo no Facebook

A condição básica é ter uma fanpage. Assim sendo, vamos lá:

1- Escolha a publicação que você quer promover. Em alguns casos, o Facebook até lhe sugere, mas vai da sua escolha. Clique em “Impulsionar publicação”.

2- Selecione que público você quer atingir: se as pessoas que curtiram sua página, se as pessoas que curtiram sua página e amigos delas, ou pessoas que você seleciona através de direcionamento.

O “Público de interesse” que aparece neste print foi aquele que fiz no Instagram.

Dica: se você seguiu o passo 4 das dicas do Instagram acima, lembra que você poderia criar um público e este pode ficar salvo? Ele fica salvo no Facebook também (Facebook e Instagram são do Mark Zuckerberg, o WhatsApp também, tá tudo em casa).

3- Selecione o quanto você quer pagar pela promoção. Quanto maior o valor, maior o alcance – estimado pelo Facebook com base no público que você determinou. Após isso, selecione a duração da promoção. Tal como no Instagram, o orçamento máximo diário é de 1 real, portanto, quanto mais dias você anunciar, maior será o valor.

4- Se sua fanpage é vinculada a um perfil comercial do Instagram, você pode veicular o anúncio também no Instagram. Mantenha a opção selecionada.

6- Selecione uma forma de pagamento, que pode ser no cartão de crédito, PayPal e boleto bancário. Depois de pago, o anúncio começa a ser veiculado.

São passos fáceis e que podem ser seguidos por donos de fanpages e perfis comerciais, que cabem no seu bolso, e você pode escolher o período que melhor se encaixa para a sua campanha.

E se precisar fazer alguma arte para mídias sociais, a 612 Comunicação está aqui para isso! Entre em contato com a gente agora mesmo e saiba como fazer a sua campanha.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *