NOTA 612 – 001

No dia 13 de abril, o Ônibus Paraibanos foi notificado sobre o que a Hostgator considerou “uso excessivo de recursos de CPU” e bloqueou o acesso ao site. Por essa razão, os leitores viam uma janela de login e senha. Só nós tinhamos acesso a esse login e senha, e desse modo víamos o portal e fizemos os devidos ajustes.

Notificamos a Hostgator sobre os ajustes feitos, alguns já realizados antes disso, porém a empresa não liberava de jeito nenhum os sites. Mandava mais pedidos de ajuste, alguns já realizados pela 612 Comunicação há tempos. Mas a Hostgator insistia em manter o site bloqueado, alegando alto consumo de recursos – mesmo o site não recebendo visitas!

Demos um ultimato até quarta-feira, onde caso a empresa não liberasse o site, tiraríamos-o de lá. E foi o que fizemos depois de OITO contatos. Uma nova empresa de hospedagem foi contratada tanto pelo cliente como pela agência – agora o Ônibus Paraibanos e todos os demais sites do Sistema 612 estão em hospedagens da Hostinger. Como o Ônibus Paraibanos é um site que posta muitas fotos e arquivos de imagem – estimado em 10 GB – levamos 4 dias para exportar todos os arquivos do mesmo e subir para o novo servidor. O site já estava fora do ar e não havia muito o que fazer a não ser esperar.

Quadro marcando a data e hora do começo do download do antigo servidor, bem como do upload para o novo servidor do Ônibus Paraibanos. Abaixo, o horário exato do retorno do site.

Enquanto isso, a 612 Comunicação desenvolveu uma estratégia de emergência para informar os leitores e esclarecer dúvidas. Não foi necessário responder muitas perguntas – os leitores entenderam tudo. As mídias sociais do site cresceram em número de seguidores.

O site Ônibus Paraibanos foi restabelecido às 13:48 desta terça-feira, 23 de abril, já na nova hospedagem. Ainda estamos trabalhando para restabelecer o OCD Holding e o Blog Josivandro Avelar, simultaneamente aos trabalhos já realizados na rotina da 612 Comunicação.

Acreditamos que até no mínimo esta quarta-feira, tudo estará enfim normalizado para estes sites. Entendemos que empresas de hospedagem possuem termos e condições, que aceitamos quando contratamos um serviço como esse. Porém, entendemos também que esses critérios de suspensão e ajustes precisam ser mais claros para os clientes. Faltou um diagnóstico preciso da Hostgator quanto ao que provoca os tais picos. E a gente conhece cada site que constrói com a palma da mão.

Agradecemos aos leitores e aos colaboradores do Ônibus Paraibanos, que compreenderam nossa paciência e nossa garra para que os problemas do site fossem resolvidos, e que esperaram pacientemente esses nove dias para que o site estivesse de volta, sem uma linha de código a menos.

Quanto ao Hostgator, vamos esperar a conclusão da migração dos sites para tomarmos as devidas providências. Entendemos que resolvemos o problema, mas o outro lado não colaborou.

A 612 Comunicação existe há dois anos, mas antes disso, fará cinco anos que o Blog Josivandro Avelar migrou para a plataforma WordPress. Sabemos muito bem o território que estamos desbravando. E trouxemos essa experiência para o projeto. E esse é um dos nossos carros-chefes, tanto que o que não falta no site da 612 são matérias sobre os futuros recursos do WordPress, sempre lendo, sempre dando uma olhada no blog, sempre estudando! É um ambiente do qual não chegamos ontem.

É esse o respeito que nós temos com o cliente e com as pessoas. E a gente aprende todo dia com os desafios que enfrentamos. Eles continuam! E vão nos tornar ainda mais maduros.

Josivandro Avelar
CEO – 612 Comunicação

Deixe uma resposta