Lançada a versão 5.1 do WordPress

A versão 5.1 do CMS mais popular do planeta já está entre nós! A nova versão, como prometido, foi lançada nesta quinta-feira, 21 de fevereiro. Aproveite para atualizar o seu site para a nova versão do WordPress. Os nossos já estão atualizados.

E quais as novidades da nova versão da plataforma? A versão 5.1 “Betty” –
em homenagem à aclamada vocalista de jazz Betty Carter – está disponível para download ou atualização pelo painel do WordPress. A versão traz melhorias importantes no desempenho do editor e na segurança dos sites.

WordPress começa a trazer o diagnóstico do site – e requisitos de PHP

A nova versão do WordPress traz os primeiros recursos do Diagnóstico do site. Segundo o blog do WordPress:

O WordPress começará a mostrar avisos para os administradores de sites que executam uma versão ultrapassada do PHP, que é a linguagem de programação usada pelo WordPress.
Ao instalar novos plugins, os recursos de Diagnóstico do WordPress verificarão a versão do PHP que você está usando. Se o plugin precisar de uma versão incompatível com a do seu site, o WordPress impedirá a instalação.

Blog do WordPress.org Brasil

A versão recomendada para um bom funcionamento do WordPress é no mínimo 5.6, e no máximo 7.1. O sistema vai começar a barrar as atualizações dos plugins caso o PHP da hospedagem esteja abaixo do mínimo. Caso não seja possível atualizar o PHP da sua hospedagem manualmente, contate a empresa de hospedagem e solicite a atualização da versão de PHP.

Para o WordPress, segundo a sua página de desenvolvimento, “este é apenas um primeiro passo para impor requisitos de versão de plugins e temas. Em uma versão futura do WordPress, essas restrições irão se expandir também para atualizar ou ativar plugins e, eventualmente, cobrir temas também”, ou seja, isso significa que a partir de agora, os desenvolvedores precisam arregaçar as mangas para manter a compatibilidade de seus plugins e temas, sob o risco de serem barrados nas atualizações. O recado também vale para os donos de sites, para que estes atualizem o PHP das hospedagens.

Desempenho do editor melhora

O WordPress 5.1 começa a trazer melhorias para o Gutenberg, o editor de texto da plataforma, lançado na versão 5.0. Segundo o blog do WordPress:

Mais significativamente, o WordPress 5.1 inclui sólidas melhorias no desempenho do editor. É possível sentir o editor iniciar mais rápido e a digitação mais natural.
As próximas versões trarão ainda mais melhorias de desempenho.

Blog do WordPress.org Brasil

Melhorias para os desenvolvedores

Por dentro, o WordPress 5.1 traz mais melhorias para os desenvolvedores, a saber:

E ainda:

  • Atualização dos valores para a constante WP_DEBUG_LOG
  • Nova constante de teste no arquivo de configuração da suíte de testes, novos hooks para ações envolvendo plugins
  • Filtros de curto-circuito para wp_unique_post_slug()WP_User_Query e count_users()
  • Uma nova função human_readable_duration
  • Melhoria no tratamento da metabox de taxonomias
  • Suporte limitado para LIKE em chaves meta ao usar WP_Meta_Query
  • Um novo aviso de “você está fazendo isto errado” ao registrar endpoints na API REST

A 612 Comunicação continua acompanhando e testando as versões futuras do WordPress, de modo a oferecer uma experiência melhor para os seus clientes.

Solicite uma proposta de orçamento de site agora mesmo com a gente! Entre em contato através da nossa página aqui no #site612.

Aproveite para conhecer o nosso portfólio de sites e veja todas as possibilidades que oferecemos para você ter um site incrível com a gente.

Com informações do Blog do WordPress.org.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *