Você pode escrever um rascunho de um post WordPress no Google Docs

O WordPress disponibilizou um plugin por meio do qual você pode editar rascunhos de posts através do Google Docs. É bom para quem tem uma ideia e gostaria de publicar, ou até gostaria de transformar algo que tem no documento em um post bacana. E vamos ensinar como é. Aliás, este post está sendo escrito exatamente desse modo.

O que esse plugin vai fazer é criar rascunhos, ou seja, você vai salvar o rascunho do post e se quiser publicar, vai ter que ir para o painel de administração do site.

O plugin funciona em WordPress.com (aquele serviço onde você se cadastra e cria um blog ou site) ou no WordPress.org, desde que este tenha o plugin Jetpack ativo.

Vamos ensinando enquanto escrevemos.

1- Instalando o plugin

Clique neste link e instale o plugin. Para isso, você precisa entrar com a conta do Google que você usa para o Google Drive, que é onde os seus documentos ficam armazenados.

plugin wordpress docs 1.png

Após concluído, ele vai abrir um documento. Confirme a autorização para a execução do plugin.

plugin wordpress docs 2.png

Vai se abrir uma janela com a relação das permissões. Leia as permissões e autorize o plugin.

plugin wordpress docs 3.png

Autorizado o plugin, vá em “Complementos”.

plugin wordpress docs 4.png

Procure por “WordPress.com for Google Docs” e clique em “Open”. Vai se abrir uma janela do lado direito.

plugin wordpress docs 5.png

2- Adicionando seu site

Clique em “Add WordPress Site”. Vai se abrir uma janela onde você vai inserir as credenciais do seu site WordPress (.com ou .org).

plugin wordpress docs 6.png

Após inserir as credenciais, leia as permissões e autorize.

plugin wordpress docs 7.png

Vai se abrir mais uma janela, dessa vez a tela de login do seu site (no caso dos autohospedados – no caso do WordPress.com, pule para a próxima etapa). Se você ativou a autorização das credenciais do WordPress.com para o seu site autohospedado com Jetpack, você só precisa apertar o botão. Caso contrário, entre com as credenciais.

plugin wordpress docs 8.png

Você pode adicionar mais de um site, e ainda salvar o mesmo post em cada um deles.

3- Compondo um post

Como se você estivesse escrevendo um documento qualquer, vai escrevendo e formatando da maneira como desejar. Tá lembrado do começo desse post? Eu estou fazendo este tutorial ao mesmo tempo que escrevo este post.

Em “Post type”, você determina como quer que esse artigo seja postado; se como um post, página, ou outro formato de post que o seu tema determinou.

Você pode inserir as imagens exatamente da mesma maneira que faz com seu documento. Vá em “Inserir” e depois “Imagem”.

plugin wordpress docs 12.png

Vai se abrir essa janela. Você pode fazer o upload de uma foto, colar uma URL, tirar foto com a sua webcam, e usar as fotos que você salvou no Drive. Por exemplo: todas essas imagens que estão sendo usadas neste post eu salvei no Drive, e por ele tô adicionando as imagens. Já economiza tempo e recursos, pois eu não estaria subindo a mesma imagem duas vezes.

plugin wordpress docs 13.png

Na setinha ao lado do botão “Save”, você vai encontrar a relação de categorias e tags do seu site.

Depois que você adicionou as categorias e tags, clique em “Save”.

plugin wordpress docs 14.png

O botão de “Save” vira “Update”. Isso significa que o seu rascunho já foi salvo, e daqui em diante você já pode ir atualizando o rascunho e salvando. Para ir salvando as edições que você já fez, clique em “Update”.

plugin wordpress docs 15.png

Você pode ver como o seu post ficou no layout do seu site. É só clicar em “Preview on (nome do seu site)”, que está abaixo do nome do seu site e do botão “Update”.

plugin wordpress docs 16.png

Se você gostou do resultado do seu post, vá para o painel de administração do blog e publique-o.

plugin wordpress docs 17.png

Mesmo que você adicione uma outra tipografia no seu documento, o post vai ao ar com a tipografia padrão do seu tema. Por exemplo: você pode até pôr Arial no seu documento, mas se no tema a fonte padrão de corpo é Merriweather, o que você vai ler é Merriweather.

Dica!

Se você gosta de dica, lá vai uma que vai te auxiliar na organização: você pode organizar os seus posts em uma pasta específica do Google Drive.

Por padrão, o documento que você escreve é automaticamente salvo em “Meu Drive”. Porém você pode criar uma pasta para guardar os seus posts e deixar tudo bem organizado nela. Para isso, clique no ícone da pasta que aparece ao lado da estrelinha – que por sua vez está ao lado do título do post. Vai se abrir uma caixa de diálogo. Direcione para a pasta que você quer salvar (ou no “Meu Drive” mesmo) e clique no ícone da pasta com o símbolo + que está do lado inferior direito dessa caixa de diálogo.

plugin wordpress docs 18.png

Após criar a pasta, dê um nome e confirme. Para mover o documento para a nova pasta, clique em “Mover para cá”.

plugin wordpress docs 19.png

E pronto! Você tem uma pasta com os seus posts do seu site organizados.

No Google Drive, os documentos criados a partir dele não contam no armazenamento – que na conta gratuita é de 15 GB. O que conta são os uploads. Um documento Word aberto no Drive cria outro no formato do Google Docs; o Word vai ter a sua cota de espaço, o Docs não. E falando nisso, abrindo o documento Word no Google Drive, você pode salvar esse rascunho no WordPress.

Esperamos que você tenha gostado deste tutorial, que facilita muito a vida de nós que trabalhamos nessas ferramentas, e que tudo o que vier para somar é bem-vindo. Este post que você viu possui 11 páginas no Docs. E mostramos na prática como essa nova ferramenta do WordPress funciona.


A 612 Comunicação está aqui para ajudar você a melhorar a sua presença na Internet! Entre em contato agora mesmo com a gente, que nós temos a melhor solução para a visibilidade do seu negócio.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *