O Instagram liberou em sua última atualização a opção de fazer enquetes nas Stories. Essas enquetes ficarão, assim como as demais Stories, disponíveis por 24 horas. Saiba como você pode usar o novo recurso a favor da sua marca.
Você já sabe como criar as suas Stories. Na opção das etiquetas, selecione a opção “enquete”.
Faça a pergunta que você quer fazer tocando na frase “Faça uma pergunta”. A pesquisa é binária, portanto há apenas duas opções disponíveis para alternativas. Por padrão, as alternativas são “Sim” e “Não”, porém você pode alterar essas opções clicando diretamente nelas e escrevendo as de sua preferência.
Publique a história. Após isso, clique na parte inferior, onde aparece a contagem de visualizações das sua história. É nela que você vê quem visualizou sua história. Na história onde você postou a enquete, vai aparecer uma contagem de votos e duas abas: a de “Votantes”, onde aparecem as pessoas que votaram, bem como as respectivas opções em que elas votaram, e a de “Espectadores”, que são todas aquelas pessoas que viram sua história, mesmo as que não votaram na enquete. O autor da enquete pode ver quantos votos foram acumulados, quantos usuários votaram, quem votou e em que opção votou. Além disso, o autor da enquete é notificado no momento em que um usuário votou.
Cada usuário só poderá votar uma única vez por enquete. Ele é previamente informado de que o autor da mesma tem acesso aos resultados individuais de cada um.
O usuário fica sabendo após o voto qual a porcentagem da enquete; a quantidade de votos de cada opção, como dito anteriormente, só o autor da enquete sabe. A opção selecionada pelo usuário aparece num fundo cinza, e em ambas, a porcentagem de cada uma.
No que as enquetes podem ajudar os perfis das marcas e produtores de conteúdo?
Simples: potencializar o engajamento dos seguidores, e por tabela, o feedback. Para um perfil de marca, é ideal para fazer uma pesquisa de satisfação rápida, ouvir os clientes a respeito dos serviços da sua empresa, questionar em 24 horas que serviço ou ideia ele quer ver. Para um produtor de conteúdo ou digital influencer, o recurso será muito bem aproveitado para ouvir os seguidores a respeito de novos assuntos para seu perfil, blog ou canal no YouTube, sobre o que ele quer ver e o que espera, bem como na própria questão das pesquisas de satisfação.
O novo recurso foi liberado há poucas horas e já tem uma boa aceitação, e já vemos marcas e influencers aproveitando bem o novo recurso. Uma ótima sacada do Instagram que vai fazer sucesso e se disseminar para as marcas e influencers agora e nos próximos dias.
Essa é mais uma das alternativas que o seu cliente pode utilizar para melhorar os serviços da sua empresa, bem como o de suas próprias mídias sociais fazendo exatamente o que é muito recomendado e indispensável para o engajamento e popularidade da sua marca: ouvir as pessoas, questionar sobre o que elas gostariam e principalmente, entender o seu público. Faça um teste e veja como vai dar certo. Sua relação com o seu público vai ter um salto de qualidade muito grande com esta nova opção de interação mais objetiva.
A 612 Comunicação está atenta a tudo que acontece no mundo das mídias sociais para sempre oferecer o melhor delas aos seus clientes. Procure a gente agora mesmo e conte com o nosso planeta para ir mais além nas redes sociais da sua marca!