Já tem uma marca? Envie aberta

A gente já falou nas mídias sociais da 612 Comunicação da importância de se enviar uma marca em arquivo aberto caso o cliente já tenha, mas não custa nada repetir a dica, que toda agência – não só a gente – faz questão de te lembrar.

Arquivos abertos são mais fáceis de redimensionar – aumentar ou diminuir o seu tamanho ou resolução. O nome já diz: arquivo aberto, aberto para editar, redimensionar nos programas de edição já consagrados – do Corel Draw ao Inkscape, passando pelo pacote Adobe.

Os formatos recomendados para redimensionamento são os seguintes:

  • PDF: Portable Document Format, formato que pode ser editável em Photoshop ou Illustrator;
  • EPS: Encapsulated Postscript, formato editável no Illustrator ou no Corel Draw, bem como no Inkscape – programa de vetorização open source;
  • AI: formato padrão do Adobe Illustrator;
  • SVG: Scalable Vector Graphics, formato que pode ser editado em Illustrator, Photoshop e é o padrão do Inkscape;
  • CDR: formato padrão do Corel Draw, pode ser convertido em qualquer um desses formatos sem perda de qualidade.

Arquivos fechados, como o nome sugere, já foram fechados! Não tem mais como ser redimensionados, como JPG, PNG ou GIF. Não são raras as ocorrências nas agências de marcas que foram recebidas com esse formato, no qual muitas vezes temos que retirar fundos e até refazer igual.

Portanto fica a dica para quem tem marca já construída: envie sempre em arquivo aberto, em qualquer um dos formatos estabelecidos acima.

E precisando fazer uma arte ou uma campanha, chama a gente!

Deixe uma resposta