O agendador de posts do Instagram realmente funciona? Só testando para ver

Na última semana, o Instagram – ou seria o Facebook? – implementou um sistema de agendamento de postagens, no padrão de ferramentas de terceiros muito empregadas para esse tipo de situação – que sim, nós utilizamos. Aí resolvemos, por curiosidade e objetivo de estudo, saber se essa ferramenta realmente funciona e a sua eficiência, afinal, é por aí que nos capacitamos para dar total suporte ao cliente.

A ferramenta é gratuita e está sendo disponibilizada aos poucos para os proprietários de páginas do Facebook. Os agendamentos são ilimitados. A 612 Comunicação recebeu a atualização e testou com o cliente Ônibus Paraibanos para saber se realmente funciona. Veja os resultados e entenda melhor.

Para acessar a ferramenta de agendamento, acesse o Estúdio de Criação do Facebook e selecione o ícone do Instagram.

Estúdio de Criação do Facebook

Você vai se deparar com esta tela:

Estúdio de Criação do Instagram – só selecionar o ícone da rede social acima

O máximo que você vai encontrar é a relação de todos os posts das contas que você adicionou. Mas se você ainda não fez isso, vá em “Contas do Instagram” e adicione as contas que você gerencia – não importa quantas. Você pode adicionar e excluir a partir daqui.

Agora, vamos postar. Escolhemos o cliente Ônibus Paraibanos para o teste.

Vá em “Criar publicação” – que é esse botão azul que aparece à sua esquerda. Você pode selecionar entre “Feed do Instagram” e “IGTV”.

Já começou bem, Facebook – sqn. Com o cada vez maior volume de stories sendo postados no Instagram e a eficiência comprovada desse recurso, eles conseguiram se esquecer desse detalhe. Infelizmente você não pode postar stories aqui.

Voltando para o “Criar publicação”, selecionamos “Feed do Instagram”. Abrirá-se uma janela com as contas que você gerencia. Vamos selecionar a do Ônibus Paraibanos neste exemplo.

Abrirá-se mais uma nova janela. Nela você tem o espaço de texto com o número de caracteres determinados (2200), e o número máximo de menções (30) e hashtags (30) que você pode adicionar, do contrário seu post não será liberado para ir ao ar. Você pode adicionar a localização do post, se preferir também.

No momento em que você selecionar a imagem, vão aparecer as opções “Do carregamento de arquivos”, onde você adiciona uma imagem do seu computador, ou “Da Página do Facebook”, onde você adiciona uma imagem que já foi postada na página do Facebook na qual você vinculou o perfil do Instagram selecionado.

Vamos selecionar “Carregamento de arquivos” e adicionar a imagem. Aguarde completar 100%. Caso você queira publicar a mesma imagem na página do Facebook com a qual você vinculou o perfil do Instagram, selecione a caixa de seleção abaixo da imagem.

Adicione o texto, respeitando as coordenadas dadas. Veja este aqui:

Neste texto, ainda poderia adicionar 1963 caracteres, mencionar usuários e ainda adicionar 25 hashtags, mas optei por usar só cinco. Adicionei ainda a localização.

Agora, vamos colocar no ar. Se você quiser colocar no ar agora, clique em “Publicar”. Mas se você quiser agendar, selecione a setinha ao lado do botão “Publicar” e selecione “Programação”. Você só pode estabelecer um horário entre 10 minutos e 6 meses.

Vamos estabelecer o horário de publicação do nosso post para hoje, 10 de agosto de 2019, às 03:40.

O post programado já está na listagem. Agora vamos esperar ele de fato entrar no ar.

E aí está o post no ar:

Avaliação do social media da agência

Vou falar em primeira pessoa: achei essa ferramenta nativa do Instagram um pouco principiante e superficial para o que se propõe, principalmente para quem tem que extrair o máximo do Instagram como a 612 Comunicação sempre costuma fazer. Por essa razão, não substituiria a atual ferramenta de agendamento que usamos pela do Facebook.

A impressão que dá é que o Facebook ainda não entendeu o social media. Publicamos três posts para o cliente usando essa ferramenta nativa. Eu poderia ter marcado os users das empresas que queria marcar nos posts do Ônibus Paraibanos dentro das fotos que divulgam matérias com seus ônibus, como o MLabs me atende nisso em outras contas da agência – e aliás muito bem -, por exemplo. Mas adicionei nos textos.

Como mencionado, não posso postar stories. Mas os clientes usam muito esse recurso, como posso abrir mão? Não posso abrir mão de uma ferramenta que me dê reforço na postagem de stories enquanto eu faço isso para o cliente. Ele tem que estar o tempo todo presente.

Conclusão: a ferramenta funciona, é eficiente, cumpre o que faz, mas por não ser muito intuitiva nem oferecer as possibilidades que gostaria de passar para o cliente, eu não recomendaria nem para um iniciante. Nem um calendário para organização tem. Até o Hootsuite consegue ser melhor intuitivo em sua versão gratuita, limitada a 30 agendamentos. E é a ferramenta que estava sendo empregada no Ônibus Paraibanos. Melhor continuar usando ela mesmo para o cliente.

A melhor ferramenta vai do uso de cada um, e essa é uma impressão que tive sobre ela. O Facebook tem muito a melhorar ainda se quiser manter ferramentas de gerenciamento eficientes e completas para as suas próprias mídias sociais. Tem que ouvir o que os profissionais de social media tem a dizer, sim!

Para todos os bolsos e possibilidades de cada perfil, vale a dica do agendador de posts do Facebook, que é bem fácil de usar, apesar de não ter tantos recursos, porém cumpre o básico e quebra um galho.

Para ter acesso a ferramenta, é só ir até o Estúdio de Criação do Facebook.

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