Gutenberg, o novo editor de texto do WordPress

O WordPress deve passar por mais uma atualização ainda neste primeiro trimestre de 2018, e dessa vez será a versão 5.0 da plataforma de gerenciamento de sites. E a grande novidade que ele vai trazer é em relação exatamente à maneira que você vai escrever os textos do seu blog ou as matérias do seu site daqui em diante. Estamos falando do Gutenberg, o novo editor de texto do WordPress.

No momento, o novo editor de texto está disponível para teste através de um plugin, que você pode obter aqui. O WordPress recomenda que você o use num site de testes e desenvolvimento, ou seja, não ainda no site que você tá mantendo no ar.

Só para você entender, o editor de texto que você tem no WordPress atualmente é este daqui:

E em linhas gerais, este é o tão falado Gutenberg:

Ele meio que lembra o editor que a gente usa no WordPress.com (o serviço de blogs de hospedagem gratuita ou paga direto que utiliza o ecossistema do WordPress. Que para quem nunca viu, é desse jeito aqui no desktop:

Ou seja, você já deve ter percebido: esse é um sistema que já estava sendo desenvolvido há muito tempo e que agora deve ser adaptado para o ecossistema dos sites autohospedados. Claro que não nessa maneira acima com uma barra de ferramentas e tudo, tal como da maneira clássica de escrever. A ideia dos desenvolvedores é trabalhar no conceito de blocos, de montar um conteúdo, ou como muitos dizem, fazer uma página sem complicações, matando de vez os plugins de construção de páginas, os page builders. Os plugins devem se readequar ao novo modelo de escrever, bem como podem ainda potencializar essa ferramenta com mais recursos. E bem, todo mundo se adapta: Gutenberg promete revolucionar todo um site, da maneira que você vê até a maneira que você lê.

Por isso mesmo, vamos testar o Gutenberg naquele site cobaia que tenho aqui no computador. Como o negócio promete ir longe por causa de todas as funcionalidades do novo editor, vamos ensinar em formato de tópicos aqui no site 612. Não perca as aulas que daremos na #escola612 sobre essa novidade!

Compartilhe este post