Nos últimos dias, temos percebido uma mudança nos perfis do Instagram de alguns usuários, em especial de um cliente da 612: o Ônibus Paraibanos. Isso já demonstra que a rede social prepara uma mudança na maneira como os perfis vão ser lidos, mas a mudança não chegou a todo mundo ainda. E chega diferente para uns e outros.
Até semana passada, era assim que os perfis do Instagram eram vistos. Ou melhor, esse print aqui foi de hoje.
Nele, os números de publicações, seguidores e seguindo são mais evidentes, bem como o botão de ação – neste perfil, o e-mail. O nome da conta – não confundir com o nome de usuário – aparece em negrito e no mesmo tamanho das letras da bio. A bio ocupa de uma ponta a outra a tela abaixo do avatar – que está no lado esquerdo – e dos números mencionados. Isso é o perfil que a maioria dos usuários vê.
Mas na semana passada tivemos esta surpresa:
Repare que aqui o avatar aumentou de tamanho e foi parar no lado direito da tela. O nome da conta aumentou de tamanho, ficando mais evidente. A bio foi toda alinhada para o lado esquerdo. Aparecem apenas os números de seguidores e seguindo, eliminando a informação do número de publicações. E os botões passaram a ser definidos em retângulos, mesmo aqueles que só o administrador da conta tem acesso; tudo foi parar no mesmo lugar. Também é aí no campo dos botões que o IGTV iria parar – um modo de deixar menos evidente no campo das bolinhas dos stories em destaque e mais em evidência no próprio feed – agora é possível compartilhar os vídeos do IGTV como posts no feed, uma maneira do Instagram tentar emplacar essa ferramenta. Também é aí que foi parar o botão de seguir – que é visto como “Mensagem” para quem segue o perfil.
Chegamos a conclusão de que os usuários que receberam esse layout do perfil não gostaram muito, pela falta de evidência no número de seguidores, e pelo costume de ver o avatar da conta do lado esquerdo.
Resultado: mais essa mudança na mesma conta:
O Instagram fez uma amálgama com o layout antigo – o da primeira imagem – e o que ela tentou implementar – o da segunda imagem. O avatar voltou para o seu lugar, o lado esquerdo, mas no mesmo tamanho maior do layout testado anteriormente. Os números de publicações – que o Instagram tirou nesse layout de teste -, seguidores e seguindo também voltaram para o seu lugar, só que alinhados para a esquerda (e não centralizados como no primeiro layout). O nome da conta permaneceu com o mesmo tamanho do layout de teste, bem como a bio voltou para o seu lugar, só que recuada um pouquinho para a esquerda. Os botões seguem no posicionamento do layout de teste.
Repare que nesse layout, na barra de navegação do feed, o botão de rolagem de cima para baixo some. Só restam o de visualização em grade e o de fotos marcadas.
Mudança no campo de pesquisa
As mudanças também podem ser vistas no campo de pesquisa: se antes os assuntos eram divididos por botões com fotos no fundo, agora esses assuntos são divididos em botões sem fundo algum, idênticos aos botões de ação do perfil.
Antes:
Depois:
Repare na presença de um botão específico do IGTV, bem como um de “Loja” para evidenciar os perfis que trabalham com e-commerce.
No quadro maior, que destaca vídeos, não há mais a descrição “Assistir – Videos que talvez você curta”.
E ainda tem assim:
O que você tem achado das mudanças no Instagram sendo feitas praticamente ao vivo? Conte para a gente!
Entre em contato com a 612 Comunicação através das nossas mídias sociais e pela nossa página de contato. Fazemos também gerenciamento de mídias sociais, com destaque especial para o Instagram.