É fato e está comprovado em pesquisa: o celular é o principal meio de acesso à Internet no Brasil. E isso quem diz é o IBGE: em 80,4% das casas com acesso à Internet, o celular é usado para navegação na Internet; só para se ter uma ideia, o computador é usado em 76,6% dos domicílios com internet – a maioria dos domicílios usa os dois meios ao mesmo tempo, e pelo menos em 4% é apenas no celular, e nem falamos de quem sai de casa e lê notícias, acessa as redes sociais, enfim, faz tudo no celular.
A maior proporção de uso do celular, segundo o PNAD 2014 (divulgado em 2016) pelo IBGE – estamos em 2017 e certamente esses números já podem ser bem maiores – , está no Nordeste: 92,5% dos domicílios com Internet usam o celular como principal meio de acesso à rede.
Sim, o celular está presente em todos os lugares, e já tem mais aparelho que gente; ou seja, o título deste artigo já diz bem o que eu quero dizer apresentando números: a prioridade é mobile. É claro que o computador é insubstituível em algumas coisas, mas em outras o celular já supre e muito bem as necessidades. Principalmente quando falamos em redes sociais.
O que significa isso? Que o anunciante agora tem várias possibilidades de ser visto e mais, ter sua marca na palma da mão. Em outros tempos, um único computador era a ferramenta de acesso de uma família inteira; hoje em dia tem casas onde cada um tem seu celular (o mais lógico), o seu próprio notebook, outros tem o seu próprio tablet. Todos tem meios individuais de entrar na rede e ver o que há de mais interessante no mundo.
E é claro que as marcas não podem fazer feio. Estou pensando exatamente nisso: em escrever um artigo sobre a prioridade mobile nas artes das redes sociais. Jogar informações nos cantos custa caro, afinal o que você não quer é ver a sua marca cortada ou mal exibida no celular, não é?
E nem falamos dos sites responsivos, que se adaptam a qualquer tela, Hoje em dia, dos pockets aos celulares com telas de 5 polegadas, todas as possibilidades de ter o seu site bem visto precisam ser bem avaliadas.
Por isso tudo que hoje em dia a prioridade é mobile! Não apenas no conteúdo que você produz no seu site, mas também no que você produz nas mídias sociais. Hoje em dia você não precisa esperar ligar o computador para receber conteúdo; é só abrir o celular onde você estiver e pronto, você está atualizado.
Pense sempre como e quando você pode criar conteúdos relevantes para serem vistos em todas as telas e o mais importante, crie já pensando no mobile à frente, afinal de contas, menos esforço visual, mais possibilidades de alcançar o seu público onde quer que ele esteja.