Nesta quarta-feira (13 de março) nenhum de nós aqui na 612 Comunicação conseguiu usar o Facebook. Nem nenhum de nós, nem o mundo inteiro.
Instagram então? Instável. WhatsApp? Nem mídia enviava, só conseguia enviar mídias de teste de um cliente via e-mail. Pelo menos o GMail estava funcionando. O Twitter também.
Saudade dos tempos que o Twitter tinha as suas instabilidades – as famosas baleias.
Hoje a baleia jubarte é toda do Facebook. E tão demorando pra resolver como nunca. https://t.co/raxBHZ5s9S
— Josivandro Avelar (@josivandro) March 13, 2019
E foi através do Twitter que o Facebook se justificou sobre os problemas que afetaram as plataformas do grupo na quarta-feira.
Yesterday, as a result of a server configuration change, many people had trouble accessing our apps and services. We've now resolved the issues and our systems are recovering. We’re very sorry for the inconvenience and appreciate everyone’s patience.
— Facebook (@Facebook) March 14, 2019
Traduzindo:
Ontem, como resultado de uma mudança de configuração do servidor, muitas pessoas tiveram problemas para acessar nossos aplicativos e serviços. Agora resolvemos os problemas e nossos sistemas estão se recuperando. Lamentamos muito o inconveniente e apreciamos a paciência de todos.
Sim, alguém resolveu mudar uma configuração no servidor e deu nisso aí que vocês viram ontem. Ainda não sabemos como é que um post de um cliente conseguiu entrar no ar no Instagram ontem – já havia programado via Hootsuite.
Quem deve ter adorado isso foram os concorrentes – do WhatsApp. Só ontem o Telegram, seu maior concorrente, obteve 3 milhões de downloads. Toda vez que o WhatsApp cai, todo mundo – ou quase – corre para o Telegram. Não é o meu caso, nem conta no Telegram tenho… O que eu tenho no mínimo é paciência.
O cliente também. É normal que isso aconteça, até parece. Mas como anteontem, nunca aconteceu. E vai entrar para a história como mais uma das patacoadas do Facebook, que pelo visto achou pouco todos os problemas que enfrentou em 2018.
E sempre arruma um jeito de se superar.