Promessa é dívida e o Instagram cumpriu: a partir de hoje, o Instagram começa um teste para ocultar dos seguidores as curtidas de fotos e vídeos dos perfis. Os usuários não saberão quantas curtidas os perfis que segue terão, só tendo acesso aos resultados de suas imagens.
Os testes começaram no mês de maio nos perfis do Instagram no Canadá, e hoje passaram a ser feitos no Brasil e em outros países: Austrália, Irlanda, Itália, Japão e Nova Zelândia.
O que o Instagram quer com isso? Simples: foco no conteúdo.
We want your friends to focus on the photos and videos you share, not how many likes they get. You can still see your own likes by tapping on the list of people who've liked it, but your friends will not be able to see how many likes your post has received.
— Instagram (@instagram) July 17, 2019
“Queremos que seus amigos se concentrem nas fotos e nos vídeos que você compartilha, e não em quantas pessoas curtem. Você ainda pode ver seus próprios gostos tocando na lista de pessoas que curtiram, mas seus amigos não poderão ver quantos curtiram sua postagem recebeu.”
O Instagram não quer que sua plataforma seja um ambiente de competição, e sim de compartilhamento de histórias e conteúdos. Cabe lembrar que esse é um teste e que pode ser que dê certo, ou não, dependendo da avaliação que o Instagram fizer sobre o impacto que isso vai ter sobre o seu universo de usuários.
O Instagram com essa medida também pretende combater aplicativos de venda de likes e seguidores, afinal, sem o número de likes visível, para quem utiliza disso não faria sentido continuar utilizando. Isso permite uma interação cada vez mais real entre os usuários, e o que isso significa? Mais engajamento!
Em termos da saúde mental dos usuários, tirar o clima de competição é bom para a autoestima – lembre-se, há vida fora da rede social! E é justamente isso que trabalhamos: o Instagram é apenas uma ferramenta para você ter acesso a promoções que clientes fazem para… Você ir até o ponto de venda deles! Ou seja, conteúdo para o movimento. Você não precisa fazer tudo no aplicativo, afinal o ponto de venda físico ainda está lá.
Para quem trabalha com marketing, nem precisamos dizer o quanto é importante o foco no conteúdo. Você tem que fazer aquele post arrasador, um post que faça as pessoas gostarem de verdade, que faça vender! Afinal é isso que você espera: visibilidade convertida em vendas.
Quer ter um conteúdo arrasador de verdade, que gere engajamento e mais conversões de venda? Fale com a 612 Comunicação. Nós temos todas as ferramentas que você precisa para ter um perfil incrível. Números, a gente mede. Conteúdo, a gente produz. O seu foco é em vender, enquanto a parte do marketing fica com a gente, com relatórios e estratégias tomadas em conjunto.
Então já sabe: foco no conteúdo!