O Ônibus Paraibanos atende desde a noite desta sexta-feira (22) por um novo nome: Ônibus & Transporte. A mudança era uma demanda antiga do site, que já se via além das fronteiras do estado da Paraíba, e foi necessária para ampliar os assuntos de mobilidade para todo o país – como já vinha sendo feito e isso justifica a mudança -, sem esquecer da essência do projeto, porém agora aberto para um leque de possibilidades dentro do assunto transporte.
Parceira do projeto desde seu início como agência, a 612 Comunicação não fez grandes mudanças na estrutura da marca, nem do site, justamente para que o público saiba que se trata do mesmo site e não se “assuste” de início com a mudança. Trabalhos mais elaborados devem ser pensados para o futuro, quando a nova marca estiver consolidada. Por isso a mudança não precisou ser tão radical. O único ajuste de marca foi na cor; sai o vermelho, entra o laranja.
A estratégia mais delicada foi a mudança do domínio do site. Mas nós a realizamos e aplicamos um redirecionamento para que os leitores encontrem os conteúdos facilmente nos dois domínios. O site deve voltar a exibir anúncios ainda nesta semana – deles depende a manutenção do site. Com foco total no transporte independente do modal, ficará mais fácil a estratégia de segmentação do público, bem como dos próprios anúncios veiculados.
Mudanças também nas redes sociais
Como em toda mudança de nome, as redes sociais tiveram as users mudadas. A exceção atende pelo nome do Instagram, que segue por questão de estratégia do projeto com o antigo nome, mantendo a marca Ônibus Paraibanos viva. Desse modo, ela continua, mas de outro jeito e com outro posicionamento.
Foi também necessário criar um novo canal do Telegram, mantendo o outro com assuntos locais, uma vez que não é possível mudar a URL de um canal do Telegram. Essa mídia também terá uma estratégia a ser traçada mais para frente.
O projeto está sendo apresentado aos parceiros que já apoiam o projeto, bem como a futuros parceiros, num esforço de transformação do Ônibus & Transporte como principal referência de site de informação sobre o segmento de mobilidade. E começando já com uma bagagem importante dos 10 anos do Ônibus Paraibanos.
Toda essa estratégia já pode ser vista em onibusetransporte.com, e algumas adaptações seguem sendo feitas, já que este é um trabalho contínuo e desafiador. Mas que é fundamental para o maior dos desafios do nosso planeta, o de transformar uma marca consolidada numa marca a se consolidar.